
28 out O que é a Criolipólise e para que é indicada?
A criolipólise é indicada pra o tratamento daquela gordura difícil de sair, resistente a exercícios e dieta, que comumente se acumula em locais específicos, nas mulheres região do abdômen, flancos, culote, coxas, subescapular e região pré axilar, e nos homens abdômen e flancos. A gordura começa a acumular quando a ingestão calórica é maior que o gasto calórico, e se acumula em forma de triglicerídeos dentro do adipócito (célula de gordura).
Hoje no mercado existem vários procedimentos indicados para redução de gordura localizada, e um que esta fazendo grande sucesso é a criolipólise.
A técnica é relativamente nova e foi desenvolvida em Harvart, chegou ao Brasil em 2012 e virou a queridinha dos tratamentos estéticos.
A Criolipólise é um procedimento não invasivo, indolor (alguns pacientes relatam um desconforto na hora de sucção que passa em alguns minutos), seguro e apresenta alta taxa de satisfação. O procedimento pode ser feito por homens e mulheres e em diversas regiões do corpo.
O tratamento consiste em sucção da área a ser tratada através de handpieces (ponteiras) de resfriamento, que por meio de um vácuo faz pregueamento da região a ser tratada. A área fica exposta a baixas temperaturas durante esse tempo (-9 a -11º), e após o tratamento a área já volta a temperatura corpórea normal. Após o procedimento ocorre um processo inflamatório que começa em torno de 24 a 72 horas e perdura por alguns dias. Esse é um processo normal, devido algumas das células de gordura terem sido destruídas, o corpo responde com essa reação inflamatória, onde células de defesa do organismo irão eliminar esse adipócito que sofreu apoptose (morte celular). O processo de eliminação das células de gordura começam em alguns dias após o procedimento e pode durar ate 6 meses.
Veja um vídeo de como funciona o tratamento:
A técnica é segura?
Sim, a poucos relatos de problemas com a Criolipolise na literatura, sendo considerada uma técnica segura, onde lesiona apenas as células de gordura, a pele e tecidos adjacentes se mantem íntegros. Claro que alguns cuidados devem ser tomados quando procurar uma clinica de estética para realizar o procedimento, a maquina deve ter a certificação da ANVISA e a manta que protege a pele também e não deve ser reutilizada, caso contrario pode ocorrer queimadura na pele. Com os devidos cuidados a chance de ter algum problema é muito pequena.
Resultados da Criolipólise
A taxa de satisfação por parte dos pacientes é alta, media de 80%. E esse percentual pode aumentar quando realizada mais de uma sessão na região.
A Criolipólise apresenta comprovação cientifica, hoje temos disponíveis vários artigos com diversos tipos de analise da técnica e todos com resultado positivo. Além de avaliar a satisfação dos pacientes alguns estudos avaliaram o tecido adiposo submetido a crio através de ultra-som e biopsia, sendo constatado a redução no numero de células de gordura.
Indicações: Gordura localizada e remodelagem corporal. A técnica não é indicada para tratar Obesidade e sobrepeso.
Efeitos colaterais
O tratamento é seguro, porém podem aparecer alguns hematomas na região devido à sucção, mas que desaparecem em alguns dias. Há relatos de alteração de sensibilidade na região, mas normalmente volta ao normal em até 4 semanas.
Há necessidade de ficar em repouso?
Não ha. Após realizado o procedimento o paciente já é liberado para realizar normalmente suas atividades.
Agora é uma ótima época para começar os tratamentos estéticos, principalmente a Criolipolise, pois ate o verão se tem o resultado, ai é so colocar aquele biquíni sem vergonha daquela gordurinha.