A Celulite é uma afecção que afeta a auto estima das mulheres, pode acometer varias regiões do corpo como glúteo, face lateral, interna, anterior e posterior da coxa, abdômen e flancos. Se apresentar de forma suave ou mais severa em estágios avançados, e é classificada em alguns graus de acordo com as alterações clinicas e histopatológicas que se apresenta.
Grau 1 – Pode haver aumento da célula adiposa e diminuição da circulação venosa e linfática, é observada ao ser feita palpação na região ou contração muscular voluntaria.
Grau 2 – Nessa fase há lentidão no retorno venoso e linfático, dilatação dos vasos da região e começa uma “intoxicação” do tecido, e já se observa algumas irregularidades na região.
Grau 3 – Os resíduos não são eliminados adequadamente nesta fase, e ocorrem reações químicas na região, o tecido fica mais denso, as fibras elásticas se retraem, e ai que aparece os “furinhos” que são bem perceptíveis, e a pele fica com aspecto de casca de laranja, podendo também apresentar nódulos fibróticos.
Grau 4 – A circulação nessa fase esta muito prejudicada, há o aumento de toxinas no tecido subcutâneo, fibrose, e compressão das fibras nervosas que levam a um quadro de dor. E a pele apresenta diversas depressões.
Tratamento: Existem muitos tratamentos para a celulite, entre eles drenagem linfática, massagem modeladora, endermologia, carboxiterapia, ultra som, eletrolipólise, power shape e radiofrequência. O tratamento também pode ser feito com terapias combinadas, resultando em um excelente resultado.